header top bar

section content

“Buraco na rua” é o que mais revolta motoristas contra prefeitos

Constatação é resultado de uma pesquisa realizada pela USP

Por

01/08/2010 às 20h12

Atenção, senhores prefeitos: buraco na rua é o item que mais provoca emoção raivosa em motoristas. Pelo menos é o que diz uma tese de doutorado em psicologia da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, no interior do estado. O segundo lugar no ranking de maiores provocadores de raiva ao volante ficou para ruas estranguladas ou ocupadas por outros motoristas que param em fila dupla. Em terceiro está aquela luz alta emitida pelo veículo que vem em sentido contrário.

A tese de doutorado "A emoção raivosa em motoristas de automóvel, caminhão, motocicleta, ônibus e táxi", aprovada em 26 de julho, é resultado de oito anos de trabalho do professor Luis Alberto Passos Presa. Ele é autor do livro "A mensuração da raiva em motoristas", sua dissertação de mestrado publicada em 2002 pela editora Vetor.

Presa submeteu 400 condutores de Manaus a testes divididos em cinco categorias, de acordo com os veículos que conduzem. Eles responderam a um teste psicométrico com 44 itens utilizado em psicologia chamado Staxi (Inventário de Expressões de Raiva) e ao formulário Situações de Raiva no Trânsito (SRT), com 20 itens específico sobre situações de raiva no trânsito.

Neste segundo teste, cada entrevistado respondeu um , dois, três ou quatro para cada um dos 20 itens apresentados. Ante a expressão quando estou dirigindo no trânsito e buzinam instantaneamente para mim quando abre o semáforo sinto…., o pesquisado respondia com uma dessas quatro expressões: nenhuma raiva, pouca raiva, raiva média e muita raiva.

G1

Tags:
Recomendado pelo Google: